Comparação de Microsoft Exchange Online versus local

A solução de email Microsoft Exchange Online, através da nuvem Microsoft Azure, pode ser um benefício para alguns, mas para outros pode não ser tão vantajoso assim.

Todos sabemos que a nuvem veio para ficar, mas como saber se uma organização faz uma boa opção ao migrar sua infraestrutura de emails local para uma solução em nuvem ?

Muitas empresas que atualmente utilizam o Microsoft Exchange Server em sua infraestrutura local, sofrem o constante apelo comercial para migrarem suas estruturas para nuvem. Isso nos motiva a analisar alguns pontos importantes a favor e outros contra do Exchange Online versus o Exchange Server local. Há muitas razões para mudar para a nuvem, assim como há outras para manter a infraestrutura local.

Se a nuvem oferece diversas vantagens e funcionalidades em infraestrutura, a questão do Exchange Server requer uma análise mais profunda. Na NLAYER, migramos diversos clientes para a solução Microsoft Office 365. Durante diversas oportunidades de análise desse tipo de cenário, nos deparamos com várias motivações para migrar para a nuvem, bem como outras para manter o projeto local.

Este artigo abordará o debate Exchange Online versus Exchange Server local, bem como examinará as diferenças entre as duas ofertas, além das vantagens em determinadas opções.

O Exchange Online é mais barato ?

Em muitos casos, o primeiro ponto de venda do Exchange Online é o custo. Como o Exchange Online e o Exchange local são muito diferentes, é difícil fazer uma comparação exata por conta de diversos fatores.

O primeiro fator a pesar é quanto tempo você planeja manter seus servidores locais. Se você atualiza seus servidores locais a cada três anos, provavelmente o custo de migração será maior do que a licença mensal do Exchange Online. Se você planeja manter seus servidores Exchange locais por 10 anos por exemplo, provavelmente pagará bem menos que a solução em nuvem do Exchange Online.

Outro fator importante, são os custos associados ao Exchange local, como por exemplo hardware, eletricidade, espaço do data center e custos de manutenção e gerenciamento. Devido a todos esses fatores, a resposta real é muito mais complicada do que a resposta comercial da Microsoft (de que a nuvem é sempre mais barata). Naturalmente, é de benefício do fornecedor obter o maior número possível de assinaturas para o Office 365.

O Exchange Online é mais confiável?

Assim como existem vários fatores que precisam ser analisados na questão de custos, também é difícil determinar a confiabilidade na equação do Exchange Online versus Local.

A Microsoft oferece uma garantia de 99,9% de tempo de atividade para o Office 365.

O painel de gerenciamento do Microsoft Exchange Online, muitas vezes apresenta diversos alertas referentes a impactos na integridade do serviço. Não estamos dizendo que o Office 365 sofre muito tempo de inatividade, mas que a garantia de 99,9% de tempo de funcionamento é um valor em teoria, não tão absoluto assim.

Quanto ao Exchange local, não há como avaliar a confiabilidade geral do Exchange Server . Existem empresas que possuem gerenciamento e manutenção que quase nunca têm problemas, enquanto outras experimentam inúmeras interrupções. Não fica tão evidente que o Office 365 seja mais confiável do que o Exchange local, mas a expectativa é que a perda de dados seja menos provável com o Exchange Online.

O Exchange Server é um produto muito complicado e difícil de gerenciar. A menos que você tenha gerenciamento e administração especializada, o Exchange Online é uma boa opção.

Novos recursos com o Exchange Online?

Neste quesito, não há dúvida de qual plataforma possui vantagem. Devido à sua natureza como um serviço de nuvem, o Exchange Online obtém novos recursos bem antes do Exchange local. Não apenas isso, existem muitos recursos exclusivos do Exchange Online. Para uma empresa que deseja todos os recursos mais recentes, a opção é o Exchange Online.

No entanto, pode ocorrer um efeito colateral indesejado, que é o tempo necessário para os usuários e administradores se habituarem com recursos Online que mudam constantemente. Há sempre algo novo para aprender. Muitos funcionários preferem trabalhar sem gastar tempo para aprender sobre novos recursos em um sistema de email mais simples.

Qual é a conclusão final?

Agora que você compreendeu a comparação do Exchange Online vs. local, qual é o melhor? Com o grande número de fatores a considerar, não há uma resposta definitiva, cada empresa exige um tipo de cenário conforme sua realidade de negócio !

 

Suporte TI

Suporte TI

Leave a Replay

Sobre nós

A NLAYER Tecnologia, é uma empresa de Gerenciamento e Suporte TI. Possui atuação em serviços e soluções em Infraestrutura de TI, com expertise de mais de 8 anos, oferece soluções em Cloud Computing, Virtualização, Hosting Gerenciado, Gerenciamento e Suporte TI em ambientes operacionais Linux e Windows Server.

Recentes

Follow Us

Weekly Tutorial

Receba Novidades da NLAYER TECNOLOGIA