O que é o gerenciamento de patches de segurança ?

Mais de 60% das pequenas empresas sofrem ataques hackers todos os anos, e cada vez mais os hackers estão encontrando novas maneiras de invadir os sistemas de computação. Como as ameaças cibernéticas se tornaram uma questão cada vez mais comum, atualmente a segurança de rede é mais importante do que nunca.

Muitas empresas estão adotando medidas de segurança adicionais para reduzir o risco de vulnerabilidades, incluindo o gerenciamento de patches. O gerenciamento de patches na rede, durante muito tempo foi amplamente ignorado como parte das políticas de segurança da informação, mas sua importância e benefícios não devem ser negligenciados.

O que é o gerenciamento de patches?

Para entender o gerenciamento de patches, primeiro você precisa entender o que é um patche. Um patche é simplesmente um trecho de código que melhora um programa já instalado em seu sistema – basicamente um “curativo” para software de computador. Uma vez que um bug é descoberto em um programa já lançado, um patche é criado para corrigir o problema sem a necessidade de recriar o programa completamente.

Os patches podem ser aplicados a quase todas as camadass da sua infraestrutura, incluindo sistemas operacionais, desktops, roteadores, servidores, software de escritório e muitas outras áreas. Com todos esses aspectos diferentes para gerenciar, o grande número de correções necessárias para manter seu sistema atualizado pode se tornar complicado para você administrar sozinho. O gerenciamento de patches melhora e ajuda manter sua infraestrutura atualizada e protegida contra ameaças.

No gerenciamento de patches, uma pessoa ou dispositivo procura por patches do sistema, decide se eles são necessários e se eles são instalados e implementados sem problemas. Ao instalar prontamente todos os patches necessários, você pode reduzir a probabilidade de falhas de sistema e violações de segurança. Esse processo pode ser executado pela equipe de TI, mas muitas empresas preferem terceirizar seu gerenciamento de patches, para permitir que seus administradores de TI se concentrem em tarefas menos demoradas.

Importância do Gerenciamento de Patches

Agora que você sabe o que é o gerenciamento de patches, ainda pode se perguntar por que o processo é necessário, especialmente se nunca enfrentou histórico de ameaça à segurança ou falha de sistemas. O gerenciamento de patches, no entanto, oferece uma série de benefícios para pequenas e grandes empresas, e os riscos de não executar serviços regulares de gerenciamento de patches são significativos demais para serem ignorados.

Alguns dos benefícios vitais do gerenciamento adequado de patches incluem:

  • Segurança:  O benefício mais crítico e óbvio do gerenciamento de patches é aumentar a segurança da rede. Os patches geralmente são criados depois que uma empresa passou por uma violação de dados para garantir que os dados de outras empresas permaneçam seguros, e a aplicação de um patch o mais rápido possível diminui o risco de o seu negócio ser afetado. Ao proteger sua rede antes que os hackers explorem as vulnerabilidades de segurança de um programa, você pode evitar o roubo de dados, problemas legais e danos permanentes à reputação que geralmente seguem uma violação de segurança.
  • Produtividade:  Você ou seus funcionários já tiveram que interromper o trabalho por causa de uma pane no computador ou erro de rede? Isso geralmente ocorre devido a bugs no seu sistema, e é mais do que apenas um pequeno inconveniente – é um desperdício de tempo e horas de trabalho. Um sistema com patches é mais eficiente, pois ajuda a obter o máximo dos seus programas e reduz o tempo de inatividade. Um único patch pode aumentar consideravelmente a produtividade da rede, e todo um sistema de gerenciamento de patches pode transformar a eficiência de toda a sua empresa.
  • Conformidade:  Com o aumento das violações de segurança, aumentaram as regulamentações que exigem que as empresas de muitos setores sigam as práticas recomendadas de segurança. As instituições governamentais, os serviços de saúde e os setores financeiros estão entre os mais regulamentados, mas outras indústrias estão criando rapidamente suas próprias regras e diretrizes de conformidade de segurança. O não cumprimento pode resultar em penalidades legais para o seu negócio. O gerenciamento de patches garante que você fique em conformidade com esses padrões.
  • Proteção remota:  muitas empresas estão incentivando o “home office” – de fato, cerca de  70% dos trabalhadores em todo o mundo  trabalham remotamente pelo menos um dia por semana. Então, como você protege os dados armazenados nas casas de seus funcionários ou em dispositivos móveis? Os programas de gerenciamento de patches podem ser implementados como parte de uma solução remota de suporte à equipe de trabalho para proteger todos os dispositivos de sua empresa, não importa em que parte do mundo eles estejam localizados.
  • Inovação: a  tecnologia está se movendo rapidamente. Parece que, assim que os desenvolvedores introduzem um recurso, um mais novo e melhor aparece para ocupar o seu lugar. Mas os patches que geralmente contêm novos recursos e funcionalidades permitem que você acompanhe as mais recentes inovações tecnológicas e melhore seus serviços sem a necessidade de comprar software totalmente novo.

Aplicativos de gerenciamento de patches

O gerenciamento de patches é uma ótima maneira de manter sua infraestrutura atualizada e livre de bugs e riscos de segurança, mas sem as ferramentas certas, pode ser desnecessariamente demorado para a equipe procurar e instalar os patches. O software de gerenciamento de patches no formato de gerenciamento de patches como serviço, permite que você implemente facilmente a prática em seus negócios sem a necessidade de esforços manuais ineficientes.

O gerenciamento de patches como serviço, oferece gerenciamento de patches pela Internet com base em assinatura. Esse modelo baseado na nuvem usa as principais ferramentas e tecnologias para procurar continuamente e instalar correções em toda a sua rede, e pode ser acessado on-line, mesmo em aplicativos remotos.

Da mesma forma, o software de gerenciamento de patches procura e instala automaticamente patches em sua infraestrutura. Este serviço é instalado localmente e é executado em uma rede de computadores.

Confie na NLAYER tecnologia para o seu gerenciamento de patches

Na NLAYER, temos mais de 8 anos de experiência fornecendo serviços de Gerenciamento e Suporte TI . Entendemos a importância do gerenciamento de patches para facilitar suas ações de segurança e aumentar a produtividade de seus negócios, e nossa equipe ajudará você a garantir que sua infraestrutura esteja atualizada e protegida contra as ameaças digitais.

Entre em contato conosco hoje  para obter mais informações sobre nossa variedade de serviços de TI ou para solicitar uma consultoria e demonstrações gratuitas.

 

Suporte TI

Suporte TI

Leave a Replay

Sobre nós

A NLAYER Tecnologia, é uma empresa de Gerenciamento e Suporte TI. Possui atuação em serviços e soluções em Infraestrutura de TI, com expertise de mais de 8 anos, oferece soluções em Cloud Computing, Virtualização, Hosting Gerenciado, Gerenciamento e Suporte TI em ambientes operacionais Linux e Windows Server.

Recentes

Follow Us

Weekly Tutorial

Receba Novidades da NLAYER TECNOLOGIA